-
Início
-
Áreas de atividade
-
Desporto e Saúde
-
Saúde
-
Projetos
- Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais
Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI) pretende apoiar os cuidadores informais, designadamente através da criação de respostas de capacitação, apoio e fomento de pausas ocasionais do cuidador informal principal em relação à sua tarefa de cuidar, protegendo e promovendo a sua saúde psicológica e qualidade de vida.
Objetivos:
Capacitar continuamente o cuidador para a prestação de cuidados, promovendo a sua saúde mental e bem-estar psicológico. Facilitar o alívio da sobrecarga emocional e física do cuidador, promovendo o acesso a momentos e atividades de descanso, lazer e apoio. Envolver o cuidador numa rede de apoio integrada, aumentando a sua rede de suporte e potenciado o (re)equilíbrio do sistema familiar.
Regulamento e Plano de Ação do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais
Contactos
- E-mail: cuidadoresinformais@cm-viana-castelo.pt
- Telefone: 258 809 300
- Telemóvel: 968 489 985
Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais
O Município de Viana do Castelo, no âmbito das suas medidas de promoção da saúde, e em particular de promoção da saúde psicológica, candidatou o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais à 4ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores informais.
Esta rede foi criada com o objetivo de distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e cujo reconhecimento se materializa na atribuição de selos de mérito.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais obteve o reconhecimento da RACCI, com a atribuição do selo de mérito – categoria Ouro, para o biénio 2025-2026, de entre um total de 70 autarquias avaliadas.