-
Início
-
Áreas de atividade
-
Desporto e Saúde
-
Saúde
-
Projetos
- + Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa
+ Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa
O projeto + Vida consiste na criação de uma Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, que visa salvar vidas e fortalecer a cadeia de sobrevivência.
A doença cardiovascular é uma das principais causas de morte nas populações ocidentais, e metade dos casos de paragem cardiorrespiratória não são tratadas atempadamente. Com a utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE’s), por pessoal não médico, a probabilidade de sobrevivência das vítimas aumenta significativamente.
O DAE é um dispositivo computorizado que, em caso de paragem cardiorrespiratória, analisa o ritmo cardíaco da vítima e, se necessário, administra um choque elétrico. Este dispositivo é seguro e fornece mensagens sonoras e visuais que ajudam a orientar as ações do reanimador.
O Município de Viana do Castelo instalou 22 DAE’s em infraestruturas desportivas do concelho, e 2 cabines de rua, com o objetivo de garantir que, em situações de paragem cardiorrespiratória, os cidadãos possam ter acesso à desfibrilhação em tempo útil.
Esta instalação está de acordo com o Decreto-Lei nº 184/2012 de 8 de agosto, que regula a prática de desfibrilhação automática externa por pessoal não médico, garantindo a segurança e a eficácia no ambiente extra-hospitalar.
Este projeto é mais um passo para fortalecer a segurança e a saúde pública em Viana do Castelo. Um simples DAE pode salvar vidas!
Contactos
Câmara Municipal de Viana do Castelo: saudemaisproxima@cm-viana-castelo.pt | 258 819 309
Como funciona
Em Portugal compete ao INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, regular a atividade de Desfibrilhação Automática Externa em contexto pré-hospitalar.
Todos os locais equipados com DAE estão devidamente sinalizados e o Município conta atualmente com uma bolsa de 250 Operadores de DAE, habilitados ao manuseamento deste equipamento. Esta bolsa é constituída por funcionários municipais, professores e técnicos dos clubes desportivos, que em caso de paragem cardiorrespiratória, ativam a cadeia de sobrevivência.
Cadeia de sobrevivência
Outras informações